terça-feira, 14 de novembro de 2017

Este livro é sobre a História do Brasil - Entrevista com José Vieira da Cruz


Por Eugênio Nascimento - Jornal da Cidade

 
Jornal da Cidade: O pesquisador e professor Dr. José Vieira da Cruz, atualmente vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), lançará no dia 14/11/2017, terça-feira, no horário das 17h às 20h, no Museu da Gente Sergipana, o livro “Da autonomia à resistência democrática: movimento estudantil, ensino superior e a sociedade em Sergipe, 1950-1985”.  Como o senhor descreveria a sua trajetória profissional e acadêmica?


José Vieira da Cruz: Primeiro agradeço ao espaço e a oportunidade de falar do lançamento do meu livro e um pouco de minha trajetória de vida. Nasci na cidade de Aracaju, filho de um marceneiro aposentado e de uma agricultora e dona de casa. Sou graduado em História (1998) e mestre em Sociologia (2003), ambos pela Universidade Federal de Sergipe. O doutorado (2012) foi na Universidade Federal da Bahia (UFBA), defendendo a tese, agora convertido em livro, que será lançada dia 14/11/2017, no Museu da Gente Sergipana. Profissionalmente, exerci a docência na Rede de Educação do Estado de Sergipe (1998-2013) e na Rede Municipal de Educação de Aracaju (2002-2013). Fui professor do Curso de História na UFS  e na UNIT. E, desde 2013, exerço a docência junto ao curso de História do Campus do Sertão/UFAL e junto ao Programa de Pós-graduação em História/UFAL. Sou membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE), da Academia Alagoana de Educadores (ACALE) e da Comissão de Altos Estudos do Arquivo Nacional.


Jornal da Cidade: Além da autoria do livro “Da autonomia a resistência democrática”, que outras pesquisas são de sua autoria?