quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A História (inter)rompida da UEES



José Vieira da Cruz
(Historiador e professor da UFAL)

DOUGLAS, Rafael. Diz. 2012
As discussões sobre os 50 anos do Golpe civil-militar, ocorridas no curso deste ano, estão ocupando a agenda de muitos fóruns acadêmicos, repercutindo no mercado editorial (com a publicação de livros, coletâneas e revistas) e nas redes sociais (com postagens de notícias, filmes, documentos, charges, entre outros). A dimensão atribuída a essa repercussão, em parte, está associada aos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e de suas congêneres nos estados.
Mas, como é de conhecimento público, as ações dessas comissões centram-se apenas no estudo dos casos de violação de direitos humanos – deixando de lado outras formas de transgressões de direitos – ocorridos entre o período de vigência da Constituição de 1946, aprovada após o fim da ditadura do Estado Novo (1937-1946), e a aprovação da Constituição de 1988, incluindo o período da ditadura Civil-militar (1964-1985) e o período de transição democrática que antecede a aprovação da referida Carta Constitucional.  
Entre os direitos violados e não estudados pelas referidas comissões estão os casos de intervenção e de fechamento, por parte dessas ditaduras, de entidades da sociedade civil: partidos, sindicatos, associações, ligas camponesas, companhias de educação  (e de cultura popular) e entidades estudantis.
Neste contexto, a União Estadual dos Estudantes de Sergipe (UEES), fundada inicialmente como o nome de União dos Estudantes de Sergipe (UES), nos primeiros anos da década de 1950, congregou, até fevereiro de 1967, os estudantes universitários no estado, no período que antecede a criação da “Fundação Universidade Federal de Sergipe  (FUFS)”.
Entre 1953 e março de 1964 – em um contexto de debates nacionalistas, reformistas e autonomistas – a UEES atuou, de modo destacado, junto aos principais fóruns de discussões políticas, culturais e sociais do estado e do país, a exemplo do movimento em defesa da criação de uma universidade em Sergipe, da luta em favor do restaurante e da residência universitária, dos debates sobre a “Reforma de Base”, das campanhas de educação (e de cultura) popular e da Campanha da Legalidade a favor da posse João Goulart – está última ocorrida em meados de 1961–, entre vários outros.
Essa trajetória, por um lado, revela como a UEES – uma das várias instituições fundadas com o apoio do Instituto Histórico Geográfico de Sergipe (IHGSE) –, na segunda metade do século passado, gozava de prestígio político e social. Por outro lado, ela, a União Estadual dos Estudantes de Sergipe foi, no período mencionado, um importante espaço de exercício de cidadania para estudantes das faculdades de Direito, Medicina, Filosofia, Serviço Social, Ciências Econômicas e de Química. Estas entidades de ensino superior, anos depois, deram origem à FUFS – instituição criada pelo Decreto-lei 269 de 28 fevereiro de 1967, mas só inaugurada oficialmente em 25 de maio de 1968.
Entretanto, antes da criação da referida universidade sob a forma de fundação, os desdobramentos políticos e jurídicos impostos pelo Golpe Civil-militar, produziram efeitos negativos sobre a entidade dos estudantes universitários em Sergipe. A exemplo do que também ocorreu com a União Nacional dos Estudantes (UNE), as ligas camponesas e os sindicatos, a UEES, além de ser invadida,  ficou na mira da nova ordem política imposta ao país em março de 1964: inicialmente ela sofreu intervenção, em razão da Lei 4.464 de 9 de novembro de 1964, a denominada Lei Suplicy; depois ela foi extinta, pelo Decreto-lei 228 de 28 fevereiro de 1967, o conhecido Decreto Aragão.
A extinção da UEES resultou, não obstante a existência de outras entidades estudantis – em particular nas cinco décadas seguintes –, na ausência de um órgão de representação estadual dos estudantes universitários em Sergipe. Como os estudantes resistiram ao fechamento dessa entidade estadual? Como essa entidade foi dissolvida? Quem assumiu o trabalho de assistência estudantil que ela desempenhava? E o que aconteceu com os seus bens? São perguntas que pairam sobre a História (inter)rompida da UEES e que, para não cansar os leitores, devem ser discutidas em outra oportunidade.

Este artigo foi publicado:

CRUZ, José Vieira da. "A História (inter)rompida da UEES". In: Jornal da Cidade. Ano XLIII, nº 2.656, 13 de setembro de 2014, p. B-6.

CRUZ. José Vieira da. "A História (inter)rompida da UEES". In: Blog Primeira Mão. 14/09/2014. Disponível em: <http://www.primeiramao.blog.br/post.aspx?id=8139&t=a-historia-(inter)rompida-da-uees>. Acesso em 14/09/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário